A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y W Z

Quero saber o que significa:




O que significa Caipora  


Saiba qual é o significado de Caipora




Significado: s.m. Bras. Folcl. Personagem da mitologia tupi, também chamado de Caapora. É um habitante das florestas, representado de diversas maneiras segundo a região do país. &151; No Sul é, em geral, apresentado como um gigante peludo dotado de enorme força física. Nos estados de outras regiões é representado como um pequeno índio, escuro, ágil, nu ou usando tanga, fumando cachimbo, doido por cachaça e por fumo. Aparece, às vezes, cavalgando um porco-do-mato enorme e agitando um galho de japecanga. Outras vezes está sempre seguido por um cachorro. Para alguns, trata-se de uma versão do Curupira, mas sem os pés voltados para trás. Em todas as versões, porém, o Caipora é um protetor dos animais e da mata. Reina sobre os animais, e fez pactos com os caçadores: permite-lhes caçar, em troca de um pouco de cachaça e de fumo, mas castiga-os quando matam mais animais do que o combinado, ou filhotes e fêmeas com crias, quando caçam nas sextas-feiras ou quando não lhe dão o prometido. Vários poderes lhe são atribuídos: o de assobiar para enganar os caçadores; o de surrar os cachorros mateiros; e o de ressuscitar os animais mortos sem sua permissão, apavorando os caçadores. Quem encontra o Caipora fica sem sorte nos negócios ou em qualquer empreendimento. / Fig. Pessoa que, na crença popular, prejudica o bom andamento dos negócios de outrem. / Pessoa infeliz nos negócios e em outras coisas. / Infelicidade permanente e generalizada. / &151; Adj. Que tem azar; infeliz em tudo que intenta; azarento, azarado.


Compartilhar Caipora no facebook!  Compartilhar Caipora no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Caiporismo  


Saiba qual é o significado de Caiporismo




Significado: s.m. Azar; malogro constante em todos os empreendimentos; má sorte.


Compartilhar Caiporismo no facebook!  Compartilhar Caiporismo no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Caique  


Saiba qual é o significado de Caique




Significado: s.m. Pequena embarcação muito leve e movida a remo. / Pequena embarcação turca de cabotagem. / Uma das embarcações das galeras nos séc. XVI e XVII. / Embarcação de vela, usada em Portugal (Algarve e Olhão). / Embarcação de esporte e turismo, construída em tela sobre uma armação de madeira (neste sentido, diz-se também caiaque, do esquimó kayak).


Compartilhar Caique no facebook!  Compartilhar Caique no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Cair  


Saiba qual é o significado de Cair




Significado: v.i. Falando de pessoas, perder o equilíbrio, levar uma queda: ele quis correr e caiu. / Atirar-se: cair aos pés de alguém. / Precipitar-se: cair sobre os inimigos. / Tornar-se: cair doente. / Ser atacado (de mal súbito): cair em síncope, em coma, em estado de choque. / Ser aprisionado: cair numa armadilha, cair em mãos inimigas. / Sucumbir: caiu no campo de honra. / Falando de coisas, ser arrastado, para baixo, pelo próprio peso: a cadeira caiu. / Ficar pendente: os cabelos caem-lhe sobre os ombros. / Fig. Estar a ponto de terminar; declinar: a conversação caiu; cai o dia. / Destacar-se, soltar-se: as folhas caem. / Acontecer, chegar: esta festa cai numa quinta-feira. // Cair bem, assentar bem, vir a propósito. // Cair em desgraça, perder o apoio, a proteção, a simpatia. // Cair no esquecimento, ser esquecido. // Cair em ruínas, desmoronar-se lentamente. // Cair de sono, ter necessidade irreprimível de dormir.


Compartilhar Cair no facebook!  Compartilhar Cair no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Cairel  


Saiba qual é o significado de Cairel




Significado: s.m. Beira, borda. / Resguardo. / Galão estreito para debruar.


Compartilhar Cairel no facebook!  Compartilhar Cairel no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Cairota  


Saiba qual é o significado de Cairota




Significado: adj. e s.m. e f. Do Cairo; habitante dessa cidade.


Compartilhar Cairota no facebook!  Compartilhar Cairota no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Cais  


Saiba qual é o significado de Cais




Significado: s.m. sing. e pl. Muralha de alvenaria, levantada ao longo de um curso de água para firmar as margens, para impedir transbordamentos. / Margem de um porto, geralmente empedrada ou lajeada para facilitar o acostamento dos barcos, bem como sua carga e descarga. / P. ext. Plataforma ao lado de uma via férrea, onde descem os passageiros e se descarrega a bagagem.


Compartilhar Cais no facebook!  Compartilhar Cais no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Caiser  


Saiba qual é o significado de Caiser




Significado: s.m. Título usado pelos soberanos do império alemão. &151; Cáiser é a forma alemã da palavra latina caesar (imperador).


Compartilhar Caiser no facebook!  Compartilhar Caiser no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Caite  


Saiba qual é o significado de Caite




Significado: s.m. Bras. Nome comum a diversas plantas ornamentais das famílias das marantáceas e canáceas. (Var.: caeté.)


Compartilhar Caite no facebook!  Compartilhar Caite no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Caititu  


Saiba qual é o significado de Caititu




Significado: s.m. Mamífero paquiderme, espécie de porco do mato, também chamado queixada. / Cilindro do aparelho de ralar mandioca.


Compartilhar Caititu no facebook!  Compartilhar Caititu no Twitter! Compartilhe conhecimento!

 

« primeira  « anterior | 827 | 828 | 829 | [830] | 831 | 832 | 833 | próxima »   última »



Qual é o significado de:

. atendimento eletivo de doença . cominação . Tango dança . fds . revoada . revogado . sonhar com mulher vestida de branco . MAXIXE . Aglomerado populacional . sonhar levando pegando uma Laranja Podre . venalidade dos ofícios; . O QUE QUER DIZER O TRATADO DE TORDESILHAS . o que e venalidade dos ofícios; . correcorríamos . felizardo . correcoriamos . a cor lilas . mimado . o que e equitaçao? . gereba . Tentacular . malasartes . sistêmico . Ketlin . lascivia . sonhar com pulgas . sonhar com carracas . significado de acessorio . significado de base do capitalismo . proeza . fraticida . fraticidade . carbonefero . ventriloguo . ventrilogia . animicida . Ambidestro . diálise . ascelolo . utero . exorcismo . hapotenosa . hepotenosa . unisono . anastrofe . fuck you . ary . axexuado . Expressão corporal . Sinologia . dobtowismo . Paciente Eutrofico na enfermagem . P.J.L . frankitai . Fluidificar . ades . jequié . a palavra devr vergool . sph . digitação . wiggle wiggle . tendencia . significado de uma pessoa refolgada . Tinea pedis . apoikia significa o que

Sobre o Significadode:

O Significadode.com.br é um site que reúne o significado de palavras e expressões, muitas vezes utilizadas sem sabermos realmente o que significa. Pesquise, ache e compartilhe com seus amigos para que todos saibamos o Significado de Palavras!



O que quer dizer:


Doutrinante - m. O mesmo que doutrinador.

Grumete - s.m. Marinha Praça inferior da Marinha, que a bordo faz a limpeza e ajuda os marin...

Apoderamento - m. Acto de apoderar-se.

Consocio - adj. e s.m. Que é sócio juntamente com outro. / Confrade.

Pericarpo - s.m. Conjunto dos tecidos que constituem o fruto e envolvem as sementes.







Significado de Palavras Todos os direitos reservados © Significado de 2012/2013. Política de Privacidade.