A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X Y W Z

Quero saber o que significa:




O que significa Curupira  


Saiba qual é o significado de Curupira




Significado: s.m. Bras. Ente fantástico, personagem da mitologia tupi, que, segundo a crendice popular, habita as matas brasileiras. &151; É geralmente apresentado como um índio anão, de cabelos vermelhos, cujos pés têm o calcanhar voltado para a frente e os dedos virados para trás. Espírito das florestas, seria o responsável pelos barulhos misteriosos, pavores inexplicáveis e desaparecimento de caçadores, enganados pelos seus rastos mentirosos, que levam para longe dos caminhos. Segundo a tradição, o curupira gosta de fumo e de cachaça. Tem medo da cruz e, se encontra alguma, muda de rumo. É protetor das árvores, sacudindo-as quando a tempestade ameaça, para que despertem e possam reagir à fúria dos ventos e das chuvas. Faz contratos secretos com os caçadores: dá-lhes armas infalíveis em troca de alimentos sem pimenta ou alho, que detesta; mas pune-os com o abandono na mata, igual a morte certa, se esquecem o prometido, traem ou divulgam o acordo. Do Maranhão para o sul, tende a ser confundido com o Caipora, e a se tornar um protetor da caça.


Compartilhar Curupira no facebook!  Compartilhar Curupira no Twitter! Compartilhe conhecimento!


O que significa Curupira  


Saiba qual é o significado de Curupira




Significado: m. Bras Ente fantástico que, segundo a crendice popular, habita as matas e tem os calcanhares voltados para diante e os dedos dos pés para trás.


Compartilhar Curupira no facebook!  Compartilhar Curupira no Twitter! Compartilhe conhecimento!

 



Qual é o significado de:

. laureis . Processo de Execução da Pena Cadastrado . fcd . Judaizar . sistema de finta . Atribulador . vuc estivada . ecogenicidade hepatica . pacato . savas . ruinzote . Lucas . incubar . colossal . restolho . Rábula . atrevida . perpendicular . amenas . Radar . floema . ecorrefrigencia aumentada no figado . ato ordinario de mero expediente . QUISOM . Taquiarritmia . CID-M54.5 . cafarnaum dicionário biblico . cafarnaum . modelo figurante . exceder . Sega do trigo . Sapeca . Bordeaux no remedio . Bordeaux . Tocar . savio . silvio . osso de siba . pastel de vento . Maktub . fastboot mode . significado da sigla CHA e para que serve . mapaquica . Cash . ectasia . nacionalismo extremado . o que o que e qual a cabeça que nao tem miolo . in fine . lactobacillus sp . Cf. . textura . desfazer-te, . Este amor que desfazer-te, . Biguinha . beliscofone . pv . Almude . Barcode . up . De Colonia a Republica . portugal governa . rei tome de souza . normotrófica . substancia . magnata

Sobre o Significadode:

O Significadode.com.br é um site que reúne o significado de palavras e expressões, muitas vezes utilizadas sem sabermos realmente o que significa. Pesquise, ache e compartilhe com seus amigos para que todos saibamos o Significado de Palavras!



O que quer dizer:


Cogitabundo - adj. Pensativo.

Encaroçar - v. i. Fam. Diz-se do seio da mulher que amamenta, quando nelle se formam inchaços ou tumo...

Estranguria - f. Difficuldade de urinar, saíndo a urina ás gotas. Apêrto de uretra.

Benjamim - s.m. O filho mais amado, em geral o caçula. / Bras. Dispositivo que serve para liga...

Cistoplastia - f. Med. Operação da fístula vesico-vaginal, por autoplastia.







Significado de Palavras Todos os direitos reservados © Significado de 2012/2013. Política de Privacidade.